Tuesday, December 22, 2009

Análise retrospectiva

No findar deste ano olho para trás e vejo a azáfama em que andei. Vejo que este ano descobri imensas coisas, nem todas boas, nem todas más. E que é assim que se vai construindo a vida: a cada dia-a-dia que passa escrevemos e reescrevemos o futuro.
Este ano apercebi-me que tenho vivido nos últimos anos num mundo privilegiado, no qual muita da insanidade não se me tinha sido revelada.
Este ano aprendi com o pior que alguns seres humanos têm para demonstrar. Vi abandono, vi desprezo, vi maus tratos que são alheios à maioria das pessoas, pois a grande maioria também vive alheia no seu dia-a-dia atarefado.
Este ano encontrei pessoas maravilhosas, dispostas a deixar tudo para ajudar os outros.
E compreendi que tudo caminha em conjunto. Tudo está em constante mudança.
Este ano tornei-me menos doce aos olhos de alguns, pois aprendi a dizer que não, pois aprendi que nem todas as pessoas são humanamente iguais, pois aprendi que é preciso aceitar a diferença, mas não necessariamente concordar ou compactuar com ela.

Este ano gritei interiormente na esperança de que o mundo ouvisse.
Este ano olhei para alguns amigos e estendi a mão.
Este ano dei imensos abraços.
Este ano dei e recebi imensos sorrisos todos os dias.
Este ano acolhi, amei, chorei, protegi.
Este ano errei muitas vezes e procurei aprender com isso.
Este ano cresci mais um bocadinho e percebi imensas coisas.
Este ano percebi que por muito que tente nunca será suficiente, mas que o suficiente será eu fazer o bocadinho que me compete...

Um ano de Luz para todos vós.

Marta


2 comments:

Sweet About Me said...

(tens uma melguice no meu cenas. ^^)

Miss Cris said...

Olá Marta! Parabéns! que maravilha de texto! Apenas cliquei "next blog" e me apareceu o teu... certamente que virei te ler mais algumas vezes. Saudações brasileiras, C